quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Qual é a diferença entre o NaCl e o sal de cozinha?

Segundo Miguel A.Medeiros,
A diferença está no fato do sal de cozinha ser uma mistura de NaCl e compostos de iodo, que são introduzidos com o intuito de prevenir os chamados "DDI", não, não é ligação internacional, fazendo um 21, ou 31,... "DDI" é, também, a abreviação de Distúrbios por Deficiência de Iodo, que são problemas de saúde, tais como: o bócio, abortos prematuros, retardos mentais, etc. Para consumo humano, é considerada adequada, para um adulto, a ingestão de 0,15 mg de iodo por dia. O teor presente no sal de cozinha é de 20 a 60 mg de iodo por quilo do produto final. Esta é uma regulamentação do Ministério da Saúde.

Na água do mar, o cloreto de sódio, NaCl, está na forma de íons Cl- e Na+, que darão origem ao NaCl sólido, que se precipitará, cristalizará, pela evaporação da água. Então, na água do mar não existe o NaCl, mas sim, íons Na+ e Cl-, os quais darão forma ao composto cristalino, que é agrupado segundo o esquema ao lado.



Qual a diferença entre o sal grosso e o sal refinado?

Quimicamente falando, nenhuma, o que diferencia um do outro, é a granulometria, ou seja, o tamanho do grão do sal, que é estipulado pela empresa responsável pela sua extração, que pode escolher, triturá-lo na forma de pó fino, como o sal refinado de cozinha, ou deixá-lo em grãos maiores, como o sal grosso.

Ambos os sais são tratados de forma totalmente higiênica e possuem alto grau de pureza, pois, os cristais que são formados a partir da evaporação da água do mar, são purificados, através da sua própria cristalização e segundo regras da Vigilância Sanitária.

E o sal light, o que é?

Na verdade, o sal light é uma mistura meio a meio de cloreto de sódio e cloreto de potássio.

O cloreto de potássio tem a característica de ficar menos tempo no organismo, que o cloreto de sódio, daí a sua vantagem em reter água no organismo por menos tempo.

Aplicações do NaCl

Sódio metálico

A obtenção do sódio metálico, Na, é possível a partir da eletrólise do cloreto de sódio fundido.

2 Na+ + 2e- → 2 Na(l)
2 Cl- → Cl2(g) + 2e-
--------------------------------------------
2 Na+ + 2Cl- → 2Na(l) + Cl2(g)

Além do gás cloro e do sódio metálico, o cloreto de sódio pode ser utilizado para obtenção do NaOH, que é bastante utilizado na industria de cosméticos e limpeza, na produção de sabonetes, xampus, detergentes, etc.

Maiores informações: www.quiprocura.net

Postado por Luiz Carlos Felix e Renato Bispo dos Santos

Nenhum comentário: