sábado, 8 de dezembro de 2007

Voce Sabia?



A vitamina D é fixada no organismo através de reações de fotoquímica, ou seja, é necessário luz solar para a sua realização. Para vixar a vitamina D é necessário tomar sol.

As armas químicas são usadas desde a primeira guerra mundial. E teve grande uso na segunda guerra mundial, pelo nazistas, contra os judeus, nas câmaras de gases.

A ausência de vitamina A, acarreta a cegueira noturna, também conhecida como xeroftalmia.

A ausência de vitamina C provoca o sangramento das gengivas e possível perda dos dentes, também conhecida como escorbuto. Esta doença era muito comum nos marinheiros.

O KCl e o NaCl, quando misturados, podem ser classificados como uma solução sólida.

O gás oxigênio induz a convulsões, quando em altas concentrações. Como peróxido, superóxido e ozônio é razoavelmente tóxico.

O lítio é usado farmacologicamente para tratamento de pacientes maníaco-depressivos. E é levemente tóxico.

Postado por: Luiz Carlos Felix e Renato Bispo dos Santos

ÓLEO DE COZINHA - Onde jogar o óleo das frituras em casa ? - SABESP



UTILIDADE PUBLICA ! Repassem. Informações de um técnico da SABESP, vamos colaborar. Mesmo que não façamos muitas frituras, quando o fazemos, jogamos o óleo na pia ou por outro ralo, certo? Este é um dos maiores erros que podemos cometer. Por que fazemos isto, perguntam vocês. Porque infelizmente ninguém nos diz como fazer, ou não nos informamos. Sendo assim, o melhor que tem a fazer é colocar os óleos utilizados numa daquelas garrafas de plástico (por exemplo, as garrafas pet de refrigerantes), fechá-las e colocá-las no lixo normal (ou seja, o orgânico). Todo lixo orgânico que colocamos nos sacos vai para um local onde são abertos e triados. Assim, as nossas garrafinhas são abertas e vazadas no local adequado, em vez de irem juntamente com os esgotos para uma ETE - Estação de Tratamento de Esgoto, e ser necessário dispender milhares de reais a mais para o seu tratamento. UM LITRO DE ÓLEO, CONTAMINA CERCA DE 1 MILHÃO DE LITROS DE ÁGUA o equivalente ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos. De nada adianta criticar os responsáveis pela poluição da Baía da Guanabara (RJ), rio Paraíba (PB), Bacia do Tiete (SP) etc....se não fizermos a nossa parte será muito difícil. Obs.: Se vc optar por enviar para seus amigos, o meio ambiente ficara muito grato, afinal é para o bem de todos. Só o homem degrada o meio ambiente. Só o homem pode recuperá-lo.

Postado por: Luiz Carlos Felix e Renato Bispo dos Santos.

COCA-COLA DESENTOPE PIA?



Refrigerantes são água carbonatada (na qual se dissolveu gás carbônico) e substâncias químicas para dar cor e sabor, que provocam sensação agradável quando ingeridos. Em geral, os refrigerantes são compostos de substâncias químicas sintéticas. Bebidas com sabor laranja usam uma pequena fração de suco de laranja. Não usam mais porque o suco natural tem maior tendência à decomposição.
Tenho a impressão de que nenhum guaraná existente no mercado tem guaraná natural. São composições com substâncias que dão aroma e sabor à bebida
Agora, desentupir pias, a Coca-Cola não desentope, contrariando dito popular. A Coca-Cola é um extrato vegetal de composição variável, ao qual é adicionado ácido fosfórico em pequena quantidade, como conservante. A confusão se dá porque esse ácido é usado por fabricantes de material de limpeza, mas não faz mal ao ser humano.
Nas reações químicas que ocorrem nas células, várias delas usam o fosfato, que é um componente do ácido fosfórico. A célula usa o fosfato no mecanismo de fornecimento de energia celular. Mas há uma ressalva: o excesso de fosfato pode reagir com o cálcio, componente de ossos e dentes, e causar problemas ósseos ou dentários. Nada, além disso.
Mais informações: http://www.idesa.com.br/disciplinas/index.php?cod=6&conteudo=184

Postado por Luiz Carlos Felix e Renato Bispo dos Santos.

Por que os cabelos ficam brancos com a idade?



De acordo com as atuais teorias do envelhecimento, cabelos brancos surgem quando as estruturas que compõem as células se oxidam devido à ação dos radicais livres - tipos reativos de oxigênio capazes de provocar danos celulares. Os radicais livres são moléculas instáveis, com número ímpar de elétrons (partículas atômicas de carga negativa), que podem desequilibrar as funções celulares. No organismo, milhares de radicais livres, provenientes sobretudo do oxigênio (elemento vital para a transformação dos alimentos em energia) são formados e destruídos a cada minuto. A destruição é operada por antioxidantes naturais (as vitaminas C e E e as enzimas superóxido dismutase e catalase). Assim, mais de 95% do oxigênio absorvido na respiração são transformados em água no interior das células, enquanto os 5% restantes passam por outras etapas antes disso e permanecem sob a forma de radicais livres. A poluição ambiental, os maus hábitos alimentares, a vida sedentária e a própria idade contribuem para o aumento na produção dos radicais livres, que facilitam o surgimento de doenças e o envelhecimento precoce.
Até os 40/45 anos de idade, geralmente o organismo consegue vencer a luta contra os radicais livres, retirando-os da circulação sem grandes dificuldades. Depois, contudo, eles livres tendem a se acumular gradualmente no organismo, contribuindo para o surgimento não só de cabelos brancos como de doenças degenerativas (arterioesclerose e câncer), problemas nas articulações (reumatismo e artrose) e alterações na pele (rugas e manchas senis).
Às vezes, os cabelos embranquecem precocemente, em geral quando, além de ter predisposição genética para isso, a pessoa enfrenta problemas particulares graves. Numa situação de estresse emocional, por exemplo, o organismo libera grande quantidade de adrenalina, substância altamente oxidante que contribui para o aumento dos radicais livres na corrente sangüínea - e daí, para o surgimento de cabelos brancos.
Fonte: Globo Ciência - Novembro de 93 - Texto do geriatra e professor universitário José de Felippe Jr.
Postado por Luiz Carlos Felix e Renato Bispo dos Santos.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Água



Segundo a wikipedia,
A água ("hidróxido de hidrogênio" ou "monóxido de di-hidrogênio" ou ainda "protóxido de hidrogênio") é uma substância líquida que parece incolor a olho nu em pequenas quantidades, inodora e insípida, essencial a todas as formas de vida, composta por hidrogénio e oxigénio. É uma substância abundante na Terra, cobrindo cerca de três quartos da superfície do planeta, encontrando-se principalmente nos oceanos e calota polares, mas também em outros locais em forma de nuvens, água de chuva, rios, aquíferos ou gelo, para além da que está contido nos organismos. A fórmula química da água é H2O.


Maiores informações: www.wikipedia.org
Postado por: Luiz Carlos Felix e Renato Bispo dos Santos

Qual é a diferença entre o NaCl e o sal de cozinha?

Segundo Miguel A.Medeiros,
A diferença está no fato do sal de cozinha ser uma mistura de NaCl e compostos de iodo, que são introduzidos com o intuito de prevenir os chamados "DDI", não, não é ligação internacional, fazendo um 21, ou 31,... "DDI" é, também, a abreviação de Distúrbios por Deficiência de Iodo, que são problemas de saúde, tais como: o bócio, abortos prematuros, retardos mentais, etc. Para consumo humano, é considerada adequada, para um adulto, a ingestão de 0,15 mg de iodo por dia. O teor presente no sal de cozinha é de 20 a 60 mg de iodo por quilo do produto final. Esta é uma regulamentação do Ministério da Saúde.

Na água do mar, o cloreto de sódio, NaCl, está na forma de íons Cl- e Na+, que darão origem ao NaCl sólido, que se precipitará, cristalizará, pela evaporação da água. Então, na água do mar não existe o NaCl, mas sim, íons Na+ e Cl-, os quais darão forma ao composto cristalino, que é agrupado segundo o esquema ao lado.



Qual a diferença entre o sal grosso e o sal refinado?

Quimicamente falando, nenhuma, o que diferencia um do outro, é a granulometria, ou seja, o tamanho do grão do sal, que é estipulado pela empresa responsável pela sua extração, que pode escolher, triturá-lo na forma de pó fino, como o sal refinado de cozinha, ou deixá-lo em grãos maiores, como o sal grosso.

Ambos os sais são tratados de forma totalmente higiênica e possuem alto grau de pureza, pois, os cristais que são formados a partir da evaporação da água do mar, são purificados, através da sua própria cristalização e segundo regras da Vigilância Sanitária.

E o sal light, o que é?

Na verdade, o sal light é uma mistura meio a meio de cloreto de sódio e cloreto de potássio.

O cloreto de potássio tem a característica de ficar menos tempo no organismo, que o cloreto de sódio, daí a sua vantagem em reter água no organismo por menos tempo.

Aplicações do NaCl

Sódio metálico

A obtenção do sódio metálico, Na, é possível a partir da eletrólise do cloreto de sódio fundido.

2 Na+ + 2e- → 2 Na(l)
2 Cl- → Cl2(g) + 2e-
--------------------------------------------
2 Na+ + 2Cl- → 2Na(l) + Cl2(g)

Além do gás cloro e do sódio metálico, o cloreto de sódio pode ser utilizado para obtenção do NaOH, que é bastante utilizado na industria de cosméticos e limpeza, na produção de sabonetes, xampus, detergentes, etc.

Maiores informações: www.quiprocura.net

Postado por Luiz Carlos Felix e Renato Bispo dos Santos

Ciência Maluca



Rafael Kenski
Idéia brilhante
A companhia americana Genetiate quer acabar com os milhares de atropelamentos de veados que ocorrem nas estradas americanas. Como? Criando veados transgênicos que brilham no escuro, é claro! Eles querem criar uma linhagem com genes de água-viva capazes de fazer o pêlo refletir a luz dos faróis e brilhar. Depois, é só espalhá-los na população.

Avalanche na cozinha
Um fio de espaguete cru, quando dobrado, se quebra em vários pedaços. Para descobrir por que, cientistas de Paris filmaram um macarrão despedaçar-se com câmeras de alta velocidade e concluíram que a primeira rachadura emite ondas que geram uma avalanche de quebras pelo fio. Pense nisso na sua próxima macarronada.

Ciência de ponta
O cabo da faca muda algo se esfaquearem você? Para responder a essa pergunta cruel, cientistas do Real Colégio Militar de Ciências, Reino Unido, fizeram 11 voluntários golpear um modelo de plástico com facas recheadas de sensores. Resultado: o cabo não muda praticamente nada.

Superinteressante - 2005.

Postado por Luiz Carlos Felix e Renato Bispo dos Santos

Qual é a dos orgânicos...



A agricultura que dispensa agrotóxicos e fertilizantes é a que mais cresce no mundo. Mas esses alimentos realmente fazem bem para você e para o meio ambiente?
Ana Gonzaga, com edição de Alexandre Versignassi

"A batalha para alimentar a humanidade acabou. Centenas de milhões vão morrer nas próximas décadas, apesar de todos os programas contra a fome", escreveu o biólogo americano Paul Ehrlich em seu best seller A Bomba Populacional, de 1968. Não era à toa. O número de pessoas no mundo chegava a assustadores 3,5 bilhões, e, de fato, não existia terra suficiente para alimentar esse povo todo.

Mas Ehrlich, você sabe, errou. Ele não acreditava que um daqueles programas contra a fome daria certo do jeito que deu. Era a Revolução Verde, um movimento que começou nos anos 40. O revolucionário ali foi bombar a agricultura com duas novidades. A primeira foram os fertilizantes de laboratório. Criados no começo do século 20, esses compostos químicos funcionam como um esteróide para as plantas, turbinando o crescimento delas com 3 nutrientes fundamentais: nitrogênio, potássio e fósforo. A segunda novidade eram os pesticidas e herbicidas químicos, capazes de destruir insetos, fungos e outros inimigos das lavouras com uma eficiência inédita.

E o resultado não poderia ter sido melhor: com essa dupla no front, a produtividade das lavouras cresceu exponencialmente. Tanto que, hoje, dá para alimentar uma pessoa com o que cresce em 2 mil metros quadrados. Antes, eram necessários 20 mil.

A química salvou a humanidade da fome. Mas cobrou seu preço. Os restos de fertilizantes, por exemplo, tendem a escapar para rios e lagos próximos às plantações e virar comida para a vegetação aquática. Resultado: as algas se multiplicam a rodo e, quando finalmente morrem, sua decomposição consome o oxigênio da água. Os peixes acabam sufocados. Além disso, os fertilizantes aumentam a produção de óxido nitroso, um gás emitido pelo solo e que representa 5% das emissões relacionadas ao efeito estufa.

Com os pesticidas é pior ainda. Eles não são terríveis só contra os insetos que destroem lavouras, mas também contra borboletas, pássaros e outras formas de vida que não têm nada a ver com a história. A biodiversidade ao redor das fazendas fica minguada. Mais: quando os agricultores exageram na dose, sobram resíduos nos alimentos; toxinas que, segundo alguns estudos, podem causar câncer.

Diante disso, muitos consumidores partiram para uma alternativa: os alimentos orgânicos, que dão um chega pra lá nos pesticidas e fertilizantes químicos em nome de integrar a lavoura com a natureza.

Revista superinteressante - 2006.
Luiz Carlos Felix e Renato Bispo dos Santos